História

A ABESS foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de Serviço Social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP. Esta importante entidade acadêmico-científica completa 70 anos em 2016.

Um marco em sua história foi a Convenção de 1979, após o Congresso da Virada, quando assume a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional, transformando-se em Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. A criação do Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Sociais e Serviço Social (CEDEPSS), na década de 1980, veio a atender às novas demandas potencializadas com o surgimento dos Programas de Pós-Graduação, a partir de 1972. Um novo momento marcante na história da ABESS ocorreu em 1996, com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da articulação entre graduação e pós-graduação, aliada à necessidade da explicitação da natureza científica da entidade, bem como a urgência da organicidade da pesquisa no seu interior, hoje por meio dos Grupos Temáticos de Pesquisa e da Revista Temporalis.

Uma marca na trajetória da ABESS/ABEPSS tem sido o processo democrático expresso na participação intensa dos sujeitos que constroem a formação profissional, com debates enraizados nas unidades de formação acadêmica, nas regionais e em nível nacional. Tem sido assim, desde o currículo mínimo de 1982 que significou a afirmação de uma nova direção social hegemônica no seio acadêmico-profissional, o que se consolidou com a elaboração das Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovada pela categoria em 1996 e aprimorada pela Comissão de Especialistas em documento de 1999 e, com a aprovação da Política Nacional de Estágio (PNE) em 2012.

Um desafio permanente da Associação é acompanhar a implantação das Diretrizes Curriculares e da PNE nesse cenário regressivo de direitos e de grande inserção do capital financeiro na educação, o que tem promovido um amplo processo de precarização da formação e do trabalho profissional. Isso envolve pensar um processo de formação continuada que venha a atingir os docentes, discentes e supervisores de campo de todas as universidades e/ou faculdades que tenham em seu quadro o curso de graduação em Serviço Social.  Os espaços formativos e fóruns da ABEPSS são pois espaços fundamentais e estratégicos para o fortalecimento da formação profissional de maneira a assegurar que a implementação das Diretrizes não seja fraturada em seus elementos mais relevantes, e para que seus fundamentos não sejam diluídos em seus aspectos mais importantes; para que o estágio se consolide como espaço formativo que contemple reflexão, sistematização e acompanhamento dos supervisores de campo e acadêmicos conforme prevê a PNE.

Esse acompanhamento vem ocorrendo sistematicamente pelas várias diretorias da ABEPSS tanto em âmbito nacional quanto por meio das direções regionais e acontece nos seus fóruns coletivos: oficinas regionais e nacional de Graduação e Pós Graduação, Fóruns locais, regionais, estaduais e nacional de Estágio, Projeto ABEPSS Itinerante,  pesquisas realizadas pela entidade ou pelos membros dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs)  da ABEPSS, e nos debates realizados nos encontros promovidos pela entidade, em especial o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social  (ENPESS) que se realiza há cada dois anos.