Notícias

A ABEPSS PARABENIZA A ASSISTENTE SOCIAL E PROFESSORA MARIA INÊS SOUZA BRAVO

11/05/2016

Há mais de quarenta anos o Serviço Social brasileiro vem construindo uma trajetória que objetiva questionar a profissão, que nascida há 80 anos no Brasil, constituiu-se a partir de um expressivo lastro conservador. Nesta tentativa de ruptura com o tradicionalismo, o Serviço Social brasileiro virou-se do avesso, interrogando seus objetivos, seu lugar na divisão social do trabalho, seu papel institucional e sua posição política, esforçando-se por se autorreconhecer como integrante da classe trabalhadora, e, portanto, partícipe da missão revolucionária de transformar a sociedade burguesa.

A ABEPSS PARABENIZA A ASSISTENTE SOCIAL E PROFESSORA MARIA INÊS SOUZA BRAVO


Ao longo deste processo, participamos da reconceituação latino-americana, “viramos” a mesa de um congresso profissional, ocupamos espaços nas entidades da categoria, construímos uma nova base curricular para nossa formação profissional e novos princípios ético-políticos para defender e perseguir. Construímos uma nova direção social para o Serviço Social e a tomamos como estratégia para a afirmação de um projeto ético-político vinculado a valores claramente emancipatórios.

Nesta trajetória, muitas e muitos foram os profissionais que a construíram e dentre os quais destacamos a colega Maria Inês Souza Bravo, ou apenas “Inês”, que no próximo dia 13 de maio de 2016 será homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do recebimento da medalha Pedro Ernesto. Cabe dizer, sobretudo aos não cariocas, que a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui e é oferecida àqueles/as que se destacam reconhecidamente na cidade, seja no campo das artes, da política, das ciências, dentre outros. Contudo, a homenagem prestada a assistente social e professora Maria Inês para todos que acompanhamos sua trajetória não é surpreendente. Para o Serviço Social brasileiro, sua presença tem sido inconteste na denúncia contra o conservadorismo, participando ativamente das entidades do Serviço Social e dos movimentos sociais vinculados aos interesses da classe trabalhadora. É incansável na luta pelo direito à saúde pública e na defesa do Sistema Único de Saúde. Sua luta, portanto, não cabe mais nos limites de uma profissão, embora com ela dialogue diretamente, mas responde às exigências primeiras na construção de um projeto que aponta na direção da emancipação humana, que é a existência de homens e mulheres vivos, e, por conseguinte, saudáveis objetiva e subjetivamente.

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS (biênio 2015-2016) - soma-se nesta homenagem e acredita que são assistentes sociais como Maria Inês que nos alimenta e motiva, sem recuar, nesta trajetória de luta e desafios. Que outras homenagens venham!
Brasília, 11 de maio de 2016.
 
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Gestão 2015-2016
“Ousadia e Sonhos em Tempos de Resistência”

 

Voltar