ISSN
2965-2499
Apresentação ENPESS 2024
O ENPESS é o principal evento de pesquisadores/as na área de Serviço Social brasileiro, com periodicidade bianual, e chega à sua 18ª edição, consolidando-se como um locus de excelência na divulgação e socialização do conhecimento de destacada relevância social, a contribuir para o avanço do pensamento crítico nas ciências humanas e sociais e sociais aplicadas.
Caracteriza-se como um espaço interdisciplinar, plural, aberto às diversidades, cuja abrangência extrapola a divisão das ciências, recepcionando pesquisadores/as de diversas áreas do conhecimento. Além de promover uma intensa agenda de debates sobre o tema que lhe é central, cada edição do ENPESS indica e abraça temas e questões candentes. Configura-se em um espaço significativo de construção de uma agenda de estudos e de investigações para a área, a lhe permitir avançar no estado da arte da pesquisa, da produção e da socialização do conhecimento.
A ABEPSS, promotora da atividade, é uma entidade acadêmico-científica e política a congregar graduação e pós-graduação, de modo a privilegiar a organização de fóruns, mesas coordenadas, colóquios dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs), dentre outros espaços de interlocução, como momentos privilegiados de construção coletiva de conhecimento.
O ENPESS propicia a socialização de resultados de experiências de iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em nível de residência e especialização, dissertações, teses, pesquisas individuais ou integradas, realizadas entre grupos e redes de pesquisadores/as, nacionais e internacionais. Destaca-se, este evento, como propulsor do protagonismo do Serviço Social brasileiro na análise crítica dos retrocessos e tendências regressivas à ciência e na elaboração de conhecimento crítico, na direção de subsidiar a formação, o exercício profissional, as lutas e os movimentos sociais.
A finalidade de aprofundarmos, nesse ano de 2024, o debate sobre as relações de classe-raça/etnia e os desafios da formação profissional no contexto brasileiro se deve à prioridade, eleita pela atual gestão da ABEPSS (2023-2024), em relação ao tema da formação antirracista, necessidade imperiosa da comunidade acadêmica em luta pela construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e humanamente emancipada.