ISSN
2965-2499
Os trabalhos a serem submetidos para apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas, deverão ser via on-line em formulário específico, disponibilizado na página do evento.
Cada pesquisador/a poderá submeter até dois trabalhos, sendo: dois individuais, dois coletivos ou, um individual e um coletivo, em qualquer das modalidades destinadas a este fim (comunicação oral e/ou pôster ou mesa temática coordenada), indicando a modalidade e o apresentador de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. Cada trabalho poderá conter até 05 autores.
Para que o trabalho seja apresentado e publicado pelo menos um dos autores deve estar com a inscrição efetuada e paga até a data limite disponibilizada.
Orientações para o envio dos trabalhos para apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas.
Mesas Temáticas Coordenadas: constituídas e organizadas por um coordenador que propõe a mesa, reunindo trabalhos de um ou mais grupos temáticos ou redes de pesquisa com a indicação de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) expositores de trabalhos. O envio da proposta da mesa deverá constar: tema, os dados dos participantes, a indicação do coordenador, a ementa de 500 caracteres com espaço e os trabalhos dos participantes das mesas. A inscrição ocorrerá mediante o preenchimento do formulário on-line disponível no link de inscrição, na página do evento. Os trabalhos dos participantes da mesa devem ser salvos em espaço próprio disponível na página, observando-se em relação a cada um, as normas para apresentação de trabalhos especificadas abaixo.
O espaço das mesas coordenadas destina-se, exclusivamente, a socializar pesquisas consolidadas fruto de experiências de intercâmbio, internacionalização (PROCAD’s, Casadinhos, entre outros) e pesquisas realizadas conjuntamente entre grupos e/ou núcleos de pesquisa.
Observação: Os temas das mesas coordenadas devem dialogar com o tema central do evento “Questão Social, Pandemia e Serviço Social: em defesa da vida e de uma educação emancipadora”.
Comunicação Oral e Pôster: Além dos seus dados os autores devem preencher no formulário de envio de trabalhos, as informações abaixo:
Modalidades de pesquisa:
Ensaio teórico, pesquisa empírica ou teórica realizada ou em andamento nos últimos 5 anos.
Resultado de:
Na inscrição online do trabalho cada pesquisador/a deverá definir o eixo temático e a ênfase aos quais seu trabalho está vinculado conforme opções abaixo especificadas:
Trabalho, Questão Social e Serviço Social
trabalho profissional de assistentes sociais
Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional
Política Social e Serviço Social
Movimentos Sociais e Serviço Social:
Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social
Ética, Direitos Humanos e Serviço Social
sociais em defesa dos direitos humanos na sociedade contemporânea.
Serviço Social, relações de exploração/opressão e resistências de gênero, feminismos, raça/etnia, sexualidades
Classes sociais, geração e Serviço Social
Devem obedecer ao seguinte formato
(apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas):
a) A folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho e, para a garantia de anonimato no processo de avaliação, conterá o título do trabalho, nome (s) do (s) autor (es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático e subeixo, forma de apresentação (comunicação oral, pôster ou mesa temática coordenada), e indicação do apresentador do trabalho.
b) Os trabalhos, de no mínimo 12 páginas e máximo 15 páginas com bibliografia, devem ser digitados com utilização de editores Word, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direitas, esquerda, superior e inferior 2,5cm.
c) A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, o RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT) ou espanhol (RESUMEN), com as respectivas palavras-chave (Keywords ou palabras claves);
d) O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.
e) Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em Redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;
f) Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção.
g) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos.
h) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 Título da tabela. Tabela 2 Título da tabela.
i) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco.
j) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espaçamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.
Apresentação de trabalhos:
Comunicação oral: 15 min. de apresentação
Pôster: 5 min. de apresentação
Mesa Temática Coordenada: 1h30 de apresentação
Avaliação dos trabalhos:
Todos os trabalhos submetidos ao XVII ENPESS para apresentação em comunicação oral, pôster ou mesa temática coordenada, serão selecionados pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc, que avaliarão os trabalhos considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:
a) Pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;
b) Qualidade linguística: clareza e correção na comunicação;
c) Conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;
d) Forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.
OBS. O parecerista poderá indicar o trabalho submetido à modalidade oral para a modalidade pôster, caso avalie pertinente.
Os trabalhos serão eliminados em caso de:
1. Identificação do autor – o nome (entenda nome completo) não pode ser identificado.
2. Sem resumo em português, inglês e ou espanhol e palavras-chave em português, inglês e ou espanhol.
3. Abaixo de 12 páginas e acima de 15 páginas.
Certificados dos Trabalhos Apresentados:
1. Será emitido um certificado de publicação e outro de apresentação do trabalho contendo o nome de todos os autores. Os autores deverão assinar a presença no ato da apresentação.
2. O certificado será disponibilizado na forma digital no site de evento após a apresentação dos trabalhos. Os certificados ficarão disponíveis por 10 meses no site do evento.
PUBLICAÇÕES:
Todos os trabalhos submetidos e selecionados para Comunicações Orais, Mesas Temáticas Coordenadas e Exposição de Pôsteres serão publicados no site da ABEPSS, tecnicamente cuidado e com ISBN.