É um prazer ter você aqui! Digite abaixo seu termo de busca

CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES/ENADE

6/09/16 às 00:00
As entidades de serviço social (ABEPSS e CFESS) e o movimento estudantil de serviço social (ENESSO) convocam a todos/as a participar da Campanha de Mobilização contra este modelo de avaliação proposto pelo SIANES/ENADE.  Esse sistema de avaliação expressa um projeto de universidade, elitista, antidemocrática, produtivista e operacional; nossa posição contrária à proposta do SINAES é, consequentemente, contrária a esse modelo de universidade pois ele é incoerente com a universidade que defendemos. A nossa luta é por uma escola pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade e socialmente referenciada e os sistemas de avaliação têm que estar coerentes com essa proposta educativa.

Criticamos o SINAES/ENADE porque esse modelo de avaliação: 

–  permite que as notas da avaliação sirvam para ranquear os cursos, mas não para melhorar sua qualidade;
–  potencializa a educação como mercadoria nas universidades privadas incentivando a concorrência comercial;
–  responsabiliza os/as estudantes por 80% da avaliação e deixa as instituições e ao Estado com um peso menor de responsabilidade sobre o processo de formação.
–  avalia somente a partir de resultados, desconsiderando os processos de formação como uma totalidade.

 O boicote ao ENADE foi a estratégia utilizada durante vários anos pelos estudantes de serviço social e permitiu grandes embates e algumas conquistas. Contudo, na atual conjuntura, esse instrumento de luta tem sido utilizado pelo Estado para punir de maneira arbitrária as instituições e os estudantes envolvidos e isso dificulta a mobilização do MESS.  Daí nossa posição é contrária ao boicote, não como princípio, mas como estratégia para esse momento.

 Em 2016, a CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O SINAES/ ENADE convida a todos/as para debater e construir outra proposta de avaliação coerente com o projeto de Universidade que defendemos e que contemple:

– a concepção dos sujeitos da formação profissional (docentes, supervisores/as de campo e acadêmicos/as e, discentes) a partir da lógica curricular expressa pelos núcleos de fundamentação como elementos estruturantes das diretrizes aprovadas pela ABEPSS;

– a unidade ensino/pesquisa/extensão universitária, como constitutiva do processo ensino aprendizagem e também do processo de avaliação.
             
– a dinâmica do processo organizativo dos/as estudantes e dos/as profissionais de Serviço Social (docentes e não docentes) como elementos constitutivos da formação profissional, como uma expressão da consciência profissional e de seu pertencimento à classe trabalhadora.
 
MOBILIZE-SE – PARTICIPE DOS DEBATES NA SUA UNIDADE DE ENSINO
AJUDE A PROMOVER O ATO PÚBLICO DIA 17 EM SUA CIDADE

 
De 10 a 16 de novembro de 2016 – Debates nas UFAS e demais espaços de formação
Dia 17 de novembro de 2016 – Ato Público contra o SINAES/ENADE.
 
Acesse aqui o documento da Abepss SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Imprima o material para a campanha
 

Filie-se à ABEPSS

A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.

clique aqui