E a ABEPSS marcou presença nesse importante evento, sendo representada pelas assistentes sociais Analice Dantas e Rafaela Fernandes. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS), a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), entre outras entidades também participaram da CNS.
No encontro, as presentes reforçaram a defesa da política de saúde mental, na perspectiva da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, e de um SUS totalmente público, de qualidade e estatal. “Somos contrárias a qualquer forma de privatização e mercantilização da saúde. Incluindo a crítica que fazemos aos chamados novos modelos de gestão”, defendeu a assistente social Analice.
Analice destacou ainda os debates realizados pelo CFESS com as/os assistentes sociais presentes na CNS. "É importante registrar o nosso vigor e a participação da nossa categoria na conferência", apontou.
Conjuntura de retrocessos
Já a assistente social Rafaela Fernandes chamou a atenção para o contexto histórico dessa edição da conferência, fazendo um paralelo com a conferência de oito anos atrás.
Ela destacou que a participação social assume ainda maior peso e centralidade no resgate das bases de construção do SUS frente à conjuntura de retrocessos. “Rememorar a 8ª Conferência Nacional de Saúde significou salientar a urgência na necessidade do resgate das bases de construção do SUS, ancoradas no movimento da reforma sanitária”, alertou Rafaela.
Moção
As/os participantes do evento aprovaram uma moção da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde que, entre as pautas, reforça a luta pela defesa do SUS gratuito e de qualidade.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝