Observa-se nesses resultados a profunda escassez de fomento às pesquisas na área, diante da restrição de quantidade de bolsas concedidas a seus programas: apenas dois programas dessa área foram contemplados e, ainda, com cortes significativos em relação às cotas de bolsas anteriores.
Salientamos que a lógica de não concessão de bolsas a programas ainda não contemplados em editais de anos anteriores, associada à priorização dos que atendem a quesitos de notas máximas na avaliação, não é equânime em relação às diversidades regionais do nosso país e em relação a programas de pós-graduação em consolidação.
Tais diversidades regionais e diferenças não podem ser desconsideradas à revelia de adequações de recursos a cortes substantivos de verbas necessárias às pesquisas de grande impacto social. A lógica das pesquisas não obedece a meros cálculos numéricos.
Somamos nossa preocupação às manifestadas por associações de pesquisa no Brasil; às inquietações e manifestações dos programas da área tiveram seus méritos reconhecidos e, ainda assim, não foram contemplados no referido edital; aos demais fóruns que, ao longo destes últimos dois anos, vêm manifestando as dificuldades geradas por regras editalícias e resultados que evidenciam o desfinanciamento da pesquisa em nosso país.
Solicitamos assim, em nome dos programas de pós-graduação da área, a revisão dos referidos resultados.
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar!”
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝