O evento, promovido pelo CFESS e pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), será no formato on-line, gratuito e com vagas limitadas, destinadas a assistentes sociais e estudantes de Serviço Social.
As inscrições serão abertas no dia 24 de maio, pelo site do CFESS.
“A política de Saúde é hoje a segunda maior área de atuação de assistentes sociais. E em meio a uma conjuntura de crise social, política, econômica e sanitária, aprofundada pela pandemia mundial da Covid-19, precisamos estar atentas aos desafios e aos rumos possíveis de inserção do Serviço Social nos Programas de Residência, espaço estratégico de formação profissional”, explica a conselheira do CFESS Ruth Bittencourt, destacando a importância do evento.
Nesse sentido, a diretora nacional da ABEPSS, Marina Monteiro Castro, reforça: “as residências vêm sendo pauta recorrente da entidade, envolvendo a realização de pesquisas, articulações e posicionamentos políticos diversos. O seminário compõe mais uma das estratégias das entidades em defesa da formação e do trabalho profissional com qualidade, sendo espaço de fortalecimento da defesa de uma política de saúde pública, estatal, universal, integral, equânime e de qualidade”.
Temas em debate
Quase seis anos após a primeira edição do seminário (2016), que resultou inclusive em publicação sobre o tema, os ataques à saúde pública se intensificaram. Ainda assim, mesmo sob constante desmonte, foi o Sistema Único de Saúde (SUS) que salvou milhões de vidas brasileiras na pandemia, e milhares de assistentes sociais compuseram as equipes de “linha de frente” no combate ao coronavírus e no atendimento à população.
Por isso, é preciso pensar na atuação da categoria na política de Saúde a partir da formação e residência como espaço de educação permanente, e refletir sobre as implicações que a realidade contemporânea tem produzido sobre a intervenção crítica das/dos assistentes sociais, ancorada no projeto ético-político da profissão.
Entre os temas do 2º Seminário Nacional de Residência em Saúde e Serviço Social, estão: os desafios da formação no/para o SUS com ênfase nas residências em saúde; os impactos da pandemia nos Programas de Residência; a importância do controle social e da efetivação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde; e construirá, a partir do debate entre os segmentos que compõem os Programas de Residência, as bandeiras de luta e uma agenda de mobilização com a categoria profissional.
“É preciso esforços para avançar na defesa do direito à saúde, de uma formação profissional de qualidade e da oferta qualificada de serviços à população”, defendem as entidades organizadoras, CFESS e ABEPSS.
Em breve, a programação completa será divulgada.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝