A ABEPSS, representada pela presidenta da associação, Maria Helena Elpidio, compôs a mesa abertura do evento com o CFESS, CRESS-CE e ENESSO.
"Para a ABEPSS é motivo de grande satisfação participar de um evento como esse, que fala da questão do trabalho do assistente social na política de assistência social. O conjunto mostra, mais uma vez, a coerência e a preocupação com essa conjuntura que desafia a sociedade brasileira. E se desafia a sociedade brasileira, desafia os assistentes sociais e as assistentes sociais", apontou Maria Helena na mesa de abertura.
Ela lembrou que o trabalho na política de assistência social tem se configurado como um dos principais espaços de ocupação do exercício do trabalho profissional. Por isso, destacou Maria Helena, é importante discutir essa política diante de um desmonte da seguridade social pública. "Isso nos coloca diante de um desafio de reafirmar os princípios do nosso código de ética, que comemora 25 anos, e também os princípios da carta de Maceió. E também não nos permite fazer essa confusão, ou até mesmo essa troca, muitas vezes colocada num processo mais imediatista, tanto do trabalho quanto da formação, que é de confundir o trabalho com a politica", alertou Maria Helena.
Evento
Para a presidenta da ABEPSS, o evento foi fundamental dentro da política de formação permanente. "É muito relevante o debate da política de assistência social pela importância da área como espaço ocupacional e para a vida dos usuários", avaliou.
Maria Helena concluiu destacando que o ponto alto do seminário foi o lançamento da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2017-2020 – Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, atividade conduzida pela presidenta do CFESS, Josiane Soares. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.
*Com informações do CFESS.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝