A presidente da ABEPSS, Esther Lemos, salienta que a Oficina Nacional trará o acúmulo construído a partir das oficinas regionais realizadas ao longo do ano, apreendendo nacionalmente as necessidades e realidades das diversas regiões do Brasil. Foram realizadas oficinas na Região Sul I (Porto Alegre-RS), Região Sul II (Campinas-SP), Região Leste (Belo Horizonte-MG), Região Centro-Oeste (Cuiabá-MT), Região Nordeste (Salvador-BA), e Região Norte (Belém-PA).
“A conjuntura atual requer o adensamento do debate e a construção de estratégias comuns contra a precarização do ensino e pesquisa em Serviço Social e que possam fazer o enfrentamento ao conservadorismo no país”, ressaltou a presidente da ABEPSS.
Os objetivos da Oficina vão neste sentido. Entre eles está analisar os fundamentos do conservadorismo e seus impactos na atual conjuntura brasileira, na formação e no trabalho profissional bem como avançar na defesa de um projeto emancipatório de educação, pesquisa e produção do conhecimento.
Além disso, pretende-se sistematizar desafios e possibilidades de resistência na construção de valores emancipatórios na formação profissional de assistentes sociais frente à tendência tecnicista e pragmática que fertiliza, na atual conjuntura, a moralização da vida social.
A programação dará oportunidade para a interação das/os participantes nas atividades dos espaços coletivos dos Fóruns da categoria, na articulação graduação e pós-graduação, na articulação dos Grupos Temáticos de Pesquisa, além do aprofundamento dos temas das mesas propostas.
A gestão da "Resistir e avançar, na ousadia de lutar" convida a categoria à organização coletiva e participação na Oficina Nacional da ABEPSS 2019.
Clique aqui e confira a programação completa da Oficina Nacional da ABEPSS 2019.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝