É um prazer ter você aqui! Digite abaixo seu termo de busca

ABEPSS 2025-2026: Planejamento Estratégico Fortalece a Luta Coletiva no Serviço Social

27/03/25 às 19:54

A gestão 2025-2026 da ABEPSS “A CERTEZA NA FRENTE, A HISTÓRIA NA MÃO”: SERVIÇO SOCIAL E LUTA COLETIVA, realizou o seu planejamento (em formato remoto) entre os dias 18 e 21 de março de 2025, contando com a participação dos integrantes da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e de Representantes dos GTPs. Essa atividade foi precedida por um Pré-planejamento realizado no mês de fevereiro, para o que foram divididos seis grupos (Diretrizes Gerais; Graduação/Supervisão de estágio; Pós-Graduação;  Relações Internacionais; Comunicação e  Finanças), sob a coordenação dos integrantes da Diretoria Nacional, para discutir e construir as estratégias, definir responsáveis, parcerias e prazos referentes às propostas e ações de cada grupo do planejamento.

Para abrir o planejamento (18.03.2025), as professoras doutoras Maria Carmelita Yazbek (PUC-SP) e Débora Rodrigues (UFRB/ABEPSS), ministraram palestra com o tema: “Formação em Serviço Social na perspectiva de totalidade: em defesa da unidade das lutas sociais emancipatórias”. Nos demais dias, as propostas construídas por grupos, no pré-planejamento, foram apreciadas, discutidas e aprovadas. Por ocasião do último dia, foi debatido e aprovado o calendário da Gestão para o ano de 2025.

A gestão da ABEPSS (2025-2026) “A certeza na frente, a história na mão”: Serviço Social e luta coletiva, tem o desafio de evidenciar, em nível de síntese e em uma perspectiva de totalidade, o modo de ser do Serviço Social brasileiro, na atualidade, a partir das conquistas realizadas em nossa história coletiva.

A proposta da gestão volta-se a interpretar as determinações do Serviço Social que se relacionam às expressões da “Questão Social”, mediadas pela ação do Estado capitalista; destacar as respostas coletivas construídas pelo Serviço Social;  evidenciar a particularidade dos diferentes territórios brasileiros onde se materializam a desigualdade social, regional, de gênero, étnico-racial, sexista, geracional, capacitista; a questão agrária, urbana e ambiental;  as políticas sociais em resposta às expressões da “Questão Social”, onde se insere o trabalho profissional do/a assistente social; as lutas sociais existentes e que se posicionam no enfrentamento à “Questão Social”, conforme ela se manifeste.

A partir de uma perspectiva de totalidade, a gestão pretende contribuir com a formação graduada e pós-graduada com sólida fundamentação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa que resulte em um trabalho profissional qualificado e compromissado com o conjunto das lutas sociais em defesa da democracia, dos direitos sociais e da construção de uma sociedade emancipada, livre das relações capitalistas, racistas, patriarcais, homofóbicas e capacitistas. Pretende, ainda, fortalecer a internacionalização do Serviço Social.

E na roda vida da história, a gestão da ABEPSS “A CERTEZA NA FRENTE, A HISTÓRIA NA MÃO”: SERVIÇO SOCIAL E LUTA COLETIVA” assume compromisso com o Projeto Ético Político, como resposta coletiva da profissão às demandas feitas pela classe trabalhadora, e reafirma a luta contra toda e qualquer forma de exploração e opressão.

 

 

 

Filie-se à ABEPSS

A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.

clique aqui