Na nota, a ABEPSS reforça posicionamentos que tomou ao longo dos anos em que critica a forma de avaliação do ensino superior no Brasil, como por exemplo o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que “ranqueia os cursos, potencializa a educação como mercadoria nas universidades privadas incentivando a concorrência comercial, cria polarização entre centros de excelência e instituições periféricas indicando aumento ou não do número de recursos e investimento, culpabiliza e responsabiliza os/as alunos/as”.
Sobre o ENADE, a avaliação da entidade é que o Exame foi capturado pela lógica mercadológica o que impacta diretamente na precarização da formação profissional do Serviço Social.
Além disso, na nota, a entidade destaca os ataques que as universidades públicas vêm sofrendo com o atual governo, como a desvalorização da produção do conhecimento, do desfinanciamento e da desestruturação das agências de fomento à pesquisa, o que precariza a formação profissional e o tripé ensino-pesquisa-extensão.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝