A programação da Semana contou com assembleia estudantil, a conferência de abertura, apresentação de trabalhos, oficinas, minicursos e uma exposição sobre as trabalhadoras do lixão de Iguatu "Da margem ao centro”. A atividade foi promovida pelo Curso de Serviço Social e pelo Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS Jhey Oliveira) do IFCE.
Concomitantemente, também foram realizados os encontros descentralizados da Semana de Serviço Social nas cidades de Iguatu (14 de junho), Acopiara (15 de junho) e Icó (22 de junho, voltados para a categoria profissional, uma parceria do IFCE com o CRESS-CE. A ABEPSS participou das atividades.
A tesoureira da ABEPSS e docente do IFCE, Roberta Menezes Sousa, destaca que os descentralizados “foram encontros bem participativos em que tivemos a oportunidade de renovar nosso compromisso com a defesa do projeto ético-político e das atribuições e das competências profissionais das/os assistentes sociais”.
Roberta também avalia que as atividades são momentos oportunos para o avanço da profissão. “Destacamos a importância dos encontros da categoria e da Semana do Serviço Social do IFCE, porque oportunizaram o diálogo sobre a necessidade de ampliar a luta pela efetivação dos direitos e o fortalecimento do movimento de organização das/os assistentes sociais da região centro-sul do Ceará para a construção de estratégias coletivas de defesa da profissão e das nossas bandeiras de luta”, destaca, Roberta.
Sobre a Semana, o representante nacional de discente de graduação da ABEPSS, Vinicius Mendonça (IFCE), destaca que a atividade contou com uma expressiva participação de estudantes, e que o estímulo à produção acadêmica foi um grande diferencial. “O evento contou com a apresentação de trabalhos, e destaco, enquanto representante discente, a importância desse estímulo para que os estudantes possam estar pesquisando e produzindo de forma acadêmica-científica, entendendo de forma crítica a importância do Serviço Social brasileiro”, afirma.
A conselheira do CRESS-CE da região centro-sul, Moíza Medeiros, que também é coordenadora do curso de Serviço Social do IFCE, destaca que a Semana “se configura como um importante espaço de fortalecimento da categoria na região centro-sul e de articulação política”.
Sobre os descentralizados, Moíza avalia que é uma aproximação do Conselho com a categoria, e são espaços de fortalecimento, de conhecimento e de troca de experiências, bem como possibilitam a organização política dos assistentes sociais em suas regiões.
Moiza destaca o papel da ABEPSS nessas atividades como positivo para o fortalecimento da formação profissional. Isso porque os eventos contam com uma importante participação de profissionais que são supervisoras/es de estágio, e essa interlocução da formação com o exercício profissional é fundamental.
“Os eventos descentralizados, são uma tentativa de levar o CRESS para mais perto da categoria profissional, ouvir as demandas da categoria em seus contextos de trabalho e em suas regiões, fortalecer a organização política e a política de educação permanente. O objetivo é garantir a interiorização através dos NUCRESS – Núcleos Descentralizados de Assistente Sociais”, afirma Moíza.
A conselheira suplente do CFESS Iara Vanessa Fraga de Santana destaca que a descentralização e interiorização das atividades do conjunto CFESS-CRESS são uma resposta às demandas da categoria, para aproximar o conselho. “A Semana de Serviço Social do IFCE buscou dialogar com as demandas das assistentes sociais da região centro-sul Cearense, descentralizar e interiorizar o conjunto CFESS-CRESS e dialogar mais de perto com o cotidiano profissional das colegas assistentes sociais que estão longe das capitais”, avalia.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝