De forma concomitante, as sub-regiões da ALAEITS produziam as articulações políticas de modo a definir a próxima gestão da Associação para o período 2023/2025. A assembleia esteve permeada pelas avaliações sobre os últimos anos da entidade, que vivenciou conflitos antigos com novos problemas advindos dos efeitos da pandemia da COVID19. Se avaliou que as sub-regiões da ALAEITS (Cone Sul; Andina e México, Centro América e Caribe) conseguiram manter seu funcionamento durante o período e avançaram em sua consolidação; porém, com escassa comunicação e articulação de ações entre elas. Intensa em seus debates, com confrontos importantes, mas considerando a necessidade de unidade política, a assembleia foi um momento de encontro, de avançar na pauta de debate e de pesquisa do Serviço Social na América Latina, para estar à altura dos desafios da contemporaneidade.
Um dos assuntos fundamentais foi a eleição da nova Direção Executiva da ALAEITS, onde foi apresentada uma candidatura do Cone Sul, encabeçada pelo Chile, sob a presidência da professora Sonia Brito (ACHETSU). Do total de 20 países,13 estavam aptos a votar, resultando eleita com 11 votos favoráveis, uma abstenção e uma ausência. Da mesma forma, foi escolhida a próxima sede do próximo Seminário Latino-americano de Serviço Social, que será no Chile, comemorando os 100 anos de Serviço Social na América Latina em finais de 2025. A proposta programática apresentada pelo Cone Sul para a próxima gestão (período 2022-2025), disponível no aqui, inicia recuperando o espírito de Simón Rodríguez, mestre de Bolívar: “Ou inventamos, ou erramos”, traz como propostas:
No dia 17 de dezembro de 2022 foi eleita a nova gestão da ABEPSS “Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!”. A Assembleia aprovou o Plano de Ação que encontra-se disponível aqui. Neste, as ações no âmbito das Relações Internacionais, sob a coordenação da profa. Dra. Esther Lemos, encontram-se descritas, avançando e dando continuidade às ações das demais gestões.
A quase 60 anos do célebre movimento latino-americano da Reconceituação, num contexto de desafios gigantescos para a profissão de Serviço Social e para a generalidade da sociedade, a construção do projeto profissional crítico do Serviço Social, a sua consolidação e aprofundamento, é a questão central que nos agrega. A busca de consensos sobre os princípios éticos e políticos que devem orientar a construção do projeto profissional crítico e o exercício profissional na América Latina; a identificação das principais lutas coletivas por direitos, por melhorias nas condições de vida e de trabalho, são os insumos essenciais para a construção dessa unidade ideopolítica na enorme diversidade que somos em Nossa América. O trabalho de organizar os segmentos críticos do Serviço Social na América Latina e Caribe e dotá-los de protagonismo social e político, continua sendo a tarefa estratégica fundamental da ALAEITS com a participação ativa da ABEPSS.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝