O documento apresenta a política de comunicação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Foi elaborado pela Comissão Temporária de Trabalho (CTT) durante os anos de 2021 e 2022 e amplamente debatido pelo corpo social da entidade composto pela diretoria executiva, regionais, unidades de formação acadêmicas e pessoas filiadas individualmente, além de convidados/as/es individuais e grupos organizados em temas específicos. Sua aprovação ocorreu em 17 de dezembro de 2022 na assembleia geral da entidade.
A ABEPSS, ao longo de sua história, sempre se preocupou com o tema da comunicação, entretanto, a centralidade que a comunicação tem ganhado no debate democrático e o avanço das tecnologias de comunicação apontam mudanças significativas para o cotidiano profissional e, portanto, para a formação, apontando a necessidade de consolidar um documento que expresse a política de comunicação da entidade com seus marcos teóricos e políticos, identidade visual e, especialmente, consolide uma reflexão sobre o lugar da comunicação na formação de assistentes sociais, no desenvolvimento e socialização de pesquisas, na relação orgânica da entidade com as escolas e pessoas filiadas, bem como, da relação política da entidade com os temas fundametais para a construção político pedagógica na formação profissional.
Construir uma política de comunicação passou a ser um passo necessário e urgente e, para fazê-lo, a Gestão “Aqui se Respira Luta”, propôs um processo de reflexão que teve a duração do tempo da gestão, iniciando-se em 2021 com a formação de uma Comissão Temporária de Trabalho (CTT) cuja finalidade foi desencadear um processo de formação em comunicação e acompanhar o processo de debate do documento da política, passando por um seminário de comunicação, pelo amplo debate nas escolas, coordenado pelas regionais e culminando com a submissão do texto da política à assembleia da ABEPSS em dezembro de 2022.
Este documento traz a síntese desse processo de debate, o histórico da comunicação da ABEPSS, os elementos teóricos para pensarmos a comunicação, os instrumentos de comunicação da entidade e aponta a necessidade da criação de uma coordenação de comunicação para a ABEPSS no âmbito da Executiva Nacional e regionais. Essa coordenação tem como objetivo coordenar todos os aspectos relacionados à comunicação e consolidar a relação entre a direção da entidade e a assessoria de comunicação – necessária qualificação profissional do processo de comunicação. A política também aborda os aspectos da identidade visual, linguagem, acessibilidade inerentes à política de comunicação.
Cabe ainda destacar a importância de se debater a comunicação na formação em Serviço Social. A profissão desde uma perspectiva crítica sempre esteve muito atenta ao movimento do seu tempo histórico e é notório o lugar da comunicação na reorganização da relação das disputas das forças político democráticas, bem como, do avanço da tecnologia de comunicação para a garantia de direitos dos/das/des usuários/as/es de forma que o debate da comunicação na formação profissional é um tema relevante a ser travado pela entidade e pelas unidades filiadas.
Nos aspectos da profissionalização da comunicação, destaca-se também o fundamental papel de uma assessoria especializada com profissionais capacitados e qualificados nesta área, com condições de subsidiar a direção com relatórios consistentes e informações sobre como conduzir a comunicação no dia a dia da entidade, para o qual o aporte financeiro é fundamental.
Por fim, ressaltamos a importância da priorização da digitalização do acervo da entidade, para que a memória não se perca em situações como ocorreu na enchente de 2019, fortalecendo a memória institucional, a pesquisa e também a comunicação.
Clique aqui e confira a íntegra do documento.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝