É um prazer ter você aqui! Digite abaixo seu termo de busca

Grupo de Pesq. Cidade, Habitação e Espaço Urbano, Prog. de Apoio à Reforma Urbana (PARU) – UFPA

11/11/22 às 15:58, Atualizado em 11/11/24 às 16:02

Contato

Clique aqui e confira o endereço eletrônico.

Objetivo

O Grupo de Pesquisa Cidade, Habitação e Espaço Humano reúne pesquisadores interessados em discutir as contradições sócio-espaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente as desigualdades no acesso – pelas frações de classe trabalhadora – aos bens e serviços produzidos pelo mercado e pelo Estado, particularmente em relação à habitação. Reflete sobre o modelo de gestão de cidades construído e propagado pelos bancos multilaterais, especialmente o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Busca apreender os elementos universais, singulares e particulares dessas contradições nas cidades da Amazônia. Desenvolve estudos sobre a atuação das organizações não governamentais e movimentos sociais em vista da democratização no acesso às políticas urbanas. Investiga teorias e método de projeto habitacional que leve em consideração a subjetividade do usuário na produção do espaço da moradia.

Produção bibliográfica

Linha de Pesquisa: ONG’s, movimentos sociais e controle social no espaço urbano.

*Joana Valente é assistente social e Professora Associada II da UFPA. Tem experiência na área de Serviço Social, com duas ênfases: fundamentos do Serviço Social e questão urbana e habitacional.
SANTANA, J. V.Rocha de Sá, Maria Elvira (Org.). Políticas Públicas e lutas sociais na Amazônia: enfoques sobre planejamento, gestão e territorialidade. Belém: ICSA/UFPA, 2011.

Vínculos com movimentos sociais

Atividades: Acompanhamento e assessoria de movimentos sociais urbanos.

Equipe: profª. Joana Valente, Maria Elvira Sá, Roselene Portela.

Contatos: paru@ufpa.br.

Filie-se à ABEPSS

A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.

clique aqui