Dentro do CNPq, o Comitê Assessor de Serviço Social está atrelado à Coordenação-Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CGCHS), a qual está subordinada institucionalmente à Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS). Recentemente, as áreas técnicas da Coordenação-Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CGCHS) têm observado com apreensão os recentes acontecimentos que dizem respeito à sua área no âmbito do CNPq. A principal preocupação vem sendo com o enfraquecimento desta coordenação, seja por meio da diminuição de suas atribuições, seja pelo seu esvaziamento político.
Segundo informações repassadas pela coordenação, no segundo semestre de 2016, o Conselho Deliberativo do CNPq permitiu que um nome indicado para o Comitê Assessor de Educação (CA-ED) fosse vetado por um de seus membros – que não é da área –, a despeito de se tratar de um nome indicado pela própria comunidade científica, como tradicionalmente tem sido feito e respeitado em todas as áreas. Tal interferência como é de amplo conhecimento, foi objeto de manifestação contrária não apenas do CA-ED, mas também do FCHSSA.
Atualmente estamos passando pelo processo de indicação da nova representação da área de Serviço Social no CNPq, tendo a ABEPSS indicado os nomes das professoras Elaine Behring, Jussara Mendes e Potyara Pereira para substituir a gestão de Marina Maciel e Yolanda Guerra que está para se findar. Esse processo pode ser ameaçado com os recentes acontecimentos.
Hoje recebemos a notícia de que a atual coordenadora da nossa grande área no CNPq, a Sra Maria Ângela Cunico, foi exonerada e que a Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS), quer nomear alguém de fora da área, e ao que tudo indica um nome da área de Engenharias e Ciências Exatas, e sem consulta à área interessada.
Cabe observar que o CNPq dispõe de precedente de processo seletivo interno para nomeação em cargos de Coordenação-Geral, e que há pesquisadores plenamente capazes, na própria CGCHS, habilitados a preencherem tal vaga e com ampla experiência administrativa na área.
Diante disso, a ABEPSS considera tais atitudes retrocessos nos diálogos da área com este Conselho e repudia a exoneração repentina da Sra Maria Ângela Cunico, assim como repudia a ameaça da área de exatas ocupar o cargo de nossa Coordenação Geral e a ausência de consulta à área para substituição do cargo. Neste sentido, a Associação e seu conjunto de pesquisadoras/es solicita a revogação de tal ato arbitrário e que se restabeleça imediatamente o canal de diálogo e construção coletiva dos rumos deste Conselho em suas instâncias legítimas e deliberativas.
Vitória, 25 de maio de 2017.
Gestão Quem é de Luta, Resiste!!
ABEPSS 2017-2018
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝