“A gestão ‘Aqui se respira luta teve’ o compromisso e responsabilidade econômica e financeira com as contas da ABEPSS. Resultado disso é que deixamos dinheiro em caixa para que a próxima gestão possa realizar os pagamentos fixos no próximo período”, destaca o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira.
A diretoria também realizou a prestação de contas políticas, das ações encampadas pela entidade no período.
Política de comunicação
A Assembleia Geral aprovou, por unanimidade, a Política de Comunicação da ABEPSS. O documento foi amplamente discutido nas Escolas de Serviço Social, entre as/os sócias/os individuais, docentes, e outros, antes de ser apreciado pela plenária da assembleia.
A política foi elaborada por uma comissão de trabalho temporária, e foi apresentada no I Seminário Nacional de Comunicação da ABEPSS, que ocorreu em abril, e na sequência o documento foi enviado para o debate público.
O documento tem como ponto de partida a centralidade que a comunicação tem ganhado no debate democrático, com o avanço das tecnologias de comunicação e as modificações que apontam para o próprio cotidiano profissional – e portanto, para a formação – colocam a necessidade de consolidar um documento que expresse a política de comunicação da entidade, com seus marcos teóricos, políticos e técnicos. O material consolida uma reflexão sobre o lugar da comunicação na formação de assistentes sociais, no desenvolvimento e socialização de pesquisas.
Clique aqui e saiba mais sobre a política de comunicação – o documento disponível é inicial. Em breve será divulgada a versão final do material. Clique aqui e confira o Colóquio do ENPESS sobre a política.
Gestão: "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!"
Eleita para o biênio 2023/2024, a gestão "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!", reforça, no material de apresentação, que dará continuidade ao fortalecimento da direção ético-político do Serviço Social.
“Após 75 anos de história de luta da ABEPSS, nos propomos a dar continuidade ao fortalecimento da direção ético-político do Serviço Social, consolidada no trânsito dos anos de 1990 e 2000, na defesa da dimensão político-organizativa de nossas entidades e das Diretrizes Curriculares de 1996, no compromisso com uma formação profissional crítica e de qualidade”, destaca a chapa.
A presidenta eleita, Erlênia Sobral do Vale, após a votação, destacou que a chapa tem a memória de Luciana Cantalice (UFPB), que faleceu precocemente, em novembro. "A gente trouxe para a nossa chapa essa memória e esforço coletivo que ela fez de aglutinar pessoas. A gente está trazendo representantes do Brasil inteiro”, disse.
Antes do falecimento, Luciana Cantalice estava construindo uma chapa que disputaria a presidência da ABEPSS.
Clique aqui e confira a composição da chapa e o plano de ação.
Clique aqui e confira a apresentação da chapa.
ENPESS
O ENPESS é o principal encontro acadêmico científico da área de Serviço Social de reconhecida relevância nacional e internacional, e a 17ª edição trouxe novidades importantes, como a realização de atividades remotas, nos dias 7 e 8 de dezembro – disponível na TV ABEPSS, o lançamento da plataforma antirracista e o espaço para crianças, que proporcionou às/aos responsáveis por crianças a participação no evento.
Foram realizadas mesas coordenadas, apresentações de trabalhos (oral e pôsteres), lançamento de livros, atividades culturais, o fórum de supervisão de estágios e uma conferência com movimentos sociais de esquerda. No Instagram da ABEPSS, você confere a cobertura dos quatro dias de evento. Clique aqui e confira. E na TV ABEPSS você algumas transmissões do evento.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝