A avaliação da conjuntura, o planejamento da gestão, realizado em março deste ano, o Encontro Nacional de Pesquisa em Serviço Social (ENPESS) e as oficinais Nacional e Regionais foram pontos de debate na reunião.
Questão racial e ENPESS
Na reunião ampliada foi aprovada a elaboração de um documento com subsídios para o debate da questão racial na formação profissional.
"Ele surge a partir do documento das cotas e de toda a demanda que o GTP já vem apresentando sobre a questão étnico-racial. A proposta é lançar a elaboração desse documento na Oficina Nacional da ABEPSS, em novembro, e aprovar até o ENPESS, que acontecerá em 2018 e cuja organização já está sendo debatida pela diretoria", informou a presidente.
Foram deliberadas diretrizes para a produção de um documento sobre a posição da ABEPSS em relação aos 10 anos de EAD no Serviço Social. A proposta é aperfeiçoar o mapeamento sobre a questão do EAD, pensando nos impactos e como a associação passa a investir, junto às demais profissões da área da saúde, para que não haja formação à distância nessa área.
Um projeto que visa a proibição ao incentivo do desenvolvimento e a veiculação de programas de EAD em cursos da área de saúde tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Clique aqui e saiba mais.
A presidente da ABEPSS participou de uma audiência pública no dia 08 de agosto de 2017 que debateu sobre a expansão da oferta de cursos superiores a distância na área da saúde, em Brasília. Clique aqui e saiba mais.
No âmbito da graduação, a executiva aprovou um documento do Fórum de Supervisão de Estágio.
“Ele vem sendo construído há algumas gestões da ABEPSS e a atual diretoria está finalizando esse processo. É um documento de orientação para a organização dos fóruns de supervisão de estágio. Ele é importante, já que o fórum tem sido um espaço importante de articulação da categoria e de fortalecimento do estágio supervisionado como eixo central da formação profissional”, destacou Maria.
Ela também destacou o projeto base da "ABEPSS Itinerante" que está pronto. “Circularemos nas regionais até a Oficina Nacional para o aperfeiçoamento do projeto, cuja quarta edição será lançada na nacional”, informou.
"A coordenadora nacional de Pós Graduação da ABEPSS, Ana Paula Mauriel, estará fazendo movimentações nos regionais até a Oficina Nacional para discutir a questão da pós, tendo em vista o resultado da quadrienal, que sai dia 15 de setembro. A pauta desses fóruns envolve a quadrienal, a avaliação das publicações da área, a questão da plataforma Sucupira, o documento de cotas na pós-graduação e a construção do processo de substituição da área na Capes", completou a presidente.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝