É um prazer ter você aqui! Digite abaixo seu termo de busca

▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅

Serviço Social, Feminismos, Relações Étnico-Raciais, de Gênero, Sexualidades e Classe Social

9/11/24 às 16:09 , Atualizado em 21/11/25 às 17:47

GESTÃO ATUAL – Biênio 2025/2026  | “A certeza na frente, a história na mão”: Serviço Social e luta coletiva

Coordenador da ênfase: Sexualidades, identidades de gênero,
feminismos e Serviço Social – Guilherme Gomes Ferreira (UFRGS)

Coordenadora da ênfase: Relações patriarcais de gênero, feminismos,
raça/etnia e Serviço Social – Rayane Noronha de Oliveira (UFPB)

Coordenadora da ênfase: Relações étnico-raciais, antirracismo, feminismos
e Serviço Social – Ana Paula Procópio da Silva (UERJ)

Coordenação da ênfase: Questão indígena e Serviço Social –
Raquel Mota Mascarenhas Pataxó (UFOP)
Wagner Roberto do Amaral (UEL)
Patrício Azevedo Ribeiro (UFAM)


GESTÕES ANTERIORES – Biênio 2023/2024
Composição

Profª. Marcia Campos Eurico (UNIFESP) – Coordenadora geral/ Coordenação ênfase de raça/etnia – marciamayza08@gmail.com.

Prof. Guilherme Almeida (UFRJ) substituído pelo Prof. Marco José de Oliveira Duarte (UFJF) – Coordenação ênfase de sexualidades – marco.duarte@ufjf.br.

Profª. Maria Ilidiana Diniz (UFERSA) – Coordenação ênfase de gênero – ilidianadiniz@gmail.com.

Profª. Janaiky Pereira de Almeida (UFRN) – Coordenação ênfase de feminismos – janaiky.almeida@ufrn.br.

Ementa

1 – Sexualidades, identidades de gênero, feminismos e Serviço Social
Sexualidades hegemônicas e dissidentes e a multiplicidade das expressões de feminilidade e masculinidade presentes no escopo das relações sociais. Historicidade das sexualidades e das identidades de gênero e a produção das desigualdades sociais e as diversas opressões, explorações, dominações e resistências existentes na sociedade. Movimentos e lutas sociais articulados em torno da sexualidade e expressão de gênero. Direitos sexuais e reprodutivos. Direito à expressão de gênero como direitos humanos. Políticas sexuais, com ênfase nas políticas públicas de enfrentamento das desigualdades relacionadas à sexualidade e à expressão de gênero. Relações entre sexualidade, identidades de gênero, trabalho e formação profissional de assistentes sociais. Ações afirmativas das pessoas transexuais e travestis no Brasil.

2 – Relações patriarcais de gênero, feminismos, raça/etnia e Serviço Social
Divisão sexual e racial do trabalho, trabalho doméstico e reprodução social no capitalismo. Sistema capitalista patriarcal e racista, violências sexistas, racistas e capacitistas contra mulheres nos espaços públicos e privados. Vertentes teóricas e políticas dos feminismos. Feminismos negro, lésbico e transfeminismos. Particularidades das lutas das mulheres na América Latina. Articulação entre feminismos e Serviço Social.

3 – Relações étnico-raciais, antirracismo, feminismos e Serviço Social
Raça, racismo e capitalismo. Diáspora africana. Teorias raciais e pensamento social na formação brasileira: do século XIX à contemporaneidade. Estado, raça e racismo institucional no Brasil. O movimento negro e suas múltiplas formas de resistência e organização. Movimento de mulheres negras, a contribuição do feminismo negro e o enfrentamento do racismo, sexismo, genocídio, capacitismo, violências contra a população LGBTQIAPN+ no Brasil. Políticas públicas de equidade. Ações afirmativas raciais e quilombolas no Brasil. Questão social e questão étnico-racial na formação sócio-histórica e política brasileira e na formação profissional e no exercício profissional.

4 – Questão indígena e Serviço Social
A questão indígena na configuração do capitalismo e na formação sócio-histórica brasileira. Violações, racismo e epistemicídio. Movimentos de resistência indígena no Brasil e em âmbito internacional. Feminismos e coletivos LGBTQIAP+ indígenas. As epistemologias, a diversidade étnico-cultural, linguística e territorial dos povos indígenas no Brasil e na América Latina. Direitos sociais e políticas indigenistas. As lutas sociais e a demarcação dos territórios indígenas.

 


Documentos

Clique aqui e confira o relatório do GTP (biênio 2023-2024).

Relatório do GTP Relações de Exploração, Opressão de Gênero, Raça, Etnia e Sexualidades – ano de 2018.

Relatório do GTP biênio 2015-2016.

Relatório do GTP biênio 2013-2014.

Filie-se à ABEPSS

A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.

clique aqui