▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅
Composição
Profª. Marcia Campos Eurico (UNIFESP) – Coordenadora geral/ Coordenação ênfase de raça/etnia – marciamayza08@gmail.com.
Prof. Guilherme Almeida (UFRJ) substituído pelo Prof. Marco José de Oliveira Duarte (UFJF) – Coordenação ênfase de sexualidades – marco.duarte@ufjf.br.
Profª. Maria Ilidiana Diniz (UFERSA) – Coordenação ênfase de gênero – ilidianadiniz@gmail.com.
Profª. Janaiky Pereira de Almeida (UFRN) – Coordenação ênfase de feminismos – janaiky.almeida@ufrn.br.
Devido às especificidades de cada ênfase, constitui-se as ementas individuais:
1 – Sexualidades, identidades de gênero e direitos
Sexualidades hegemônicas e dissidentes e a multiplicidade das expressões de feminilidade e masculinidade presentes no escopo das relações sociais. Historicidade da sexualidade e das identidades de gênero e a produção das desigualdades sociais. Interseccionalidade, consubstancialidade, co-extensividade e outras perspectivas integradoras das múltiplas desigualdades e opressões existentes na sociedade. Movimentos e lutas sociais articulados em torno da sexualidade e expressão de gênero. Direitos sexuais e direito à expressão de gênero como direitos humanos. Políticas sexuais, com ênfase nas políticas públicas de enfrentamento das desigualdades relacionadas à sexualidade e à expressão de gênero. Relações entre sexualidade e identidades de gênero e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais.
2 – Relações patriarcais de gênero e raça
Divisão sexual e racial do trabalho, trabalho doméstico e reprodução social no capitalismo, sistema capitalista patriarcal e racista, violências sexistas e racistas contra mulheres nos espaços públicos e privados.
3 – Relações étnicos raciais e desigualdades / Antirracismo e Serviço Social
Raça/etnia, racismo e capitalismo. Teorias raciais e pensamento social na formação brasileira: do século XIX à contemporaneidade. Estado, raça/etnia e racismo institucional no Brasil. O Movimento Negro e suas múltiplas formas de resistência e organização. Movimento de Mulheres Negras e o enfrentamento do racismo, sexismo, lesbohomotransfobia no Brasil: a contribuição do feminismo negro. Políticas públicas de equidade. Ações afirmativas no Brasil. Questão social e questão étnico-racial na formação profissional e no exercício profissional.
4 – Feminismos e Serviço Social
Vertentes teóricas e políticas do feminismo. Feminismo negro e feminismo lésbico. Particularidades das lutas das mulheres na América Latina. Articulação entre feminismo e Serviço Social.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝