▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅▅
O 18º ENPESS será em Fortaleza/CE. Participe!
Locais do evento
As atividades acontecerão em 2 espaços: no Hotel Praia Centro e na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Abaixo a relação dos dias em que o ENPESS estará em cada espaço:
– Dia 10: Hotel Praia Centro;
– Dia 11: UECE;
– Dia 12: Hotel Praia Centro;
– Dia 13: Hotel Praia Centro;
– Dia 14: Hotel Praia Centro.
Conheça o Hotel Praia Centro
Localizado em uma das mais belas cidades litorâneas do Brasil, capital do estado do Ceará possuindo um litoral de 578 km de extensão, com várias praias paradisíacas, divididas entre as chamadas Costa do Sol Poente e Costa do Sol Nascente, encontra-se o Hotel Praia Centro. Na Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – a 200 metros da orla da Praia de Iracema.
No coração da Avenida Monsenhor Tabosa, famoso centro de compras com cerca de 400 lojas, próximo à Catedral da Sé, Mercado Central e Centro Cultural Dragão do Mar. Ligue e reserve!
Sala VIP Viagens
– Eduardo (27) 99570-0730 (passagem aérea);
– Fabiola (27) 99960-7884 (hospedagem).
UECE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
A UECE será nosso ponto de encontro para o importante dia de apresentação de trabalhos.
Endereço: Universidade Estadual do Ceará – UECE – Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi. Fortaleza, CE.
Assim que os trabalhos forem distribuídos pelo espaço daremos maiores informações sobre o deslocamento dentro da Universidade.
Conheça Fortaleza
Fortaleza, a capital do Ceará, situada no Nordeste brasileiro, é embalada por marés e ventos trazidos pelo Atlântico. Foi também por esse mar que chegaram populações negras escravizadas que, juntas com povos indígenas que aqui já estavam, resistiram às invasões europeias. Fundada em 1726, a cidade possui uma história marcada por lutas significativas, como a Greve dos Jangadeiros, em 1881. Liderada por Francisco José do Nascimento, conhecido como “Dragão do Mar”, com a mobilização e articulação política fundamental de Preta Tia Simoa. Essa greve foi um movimento contra o tráfico de escravizados/as, onde os jangadeiros se recusaram a transportar negros/as dos navios para a terra firme, contribuindo para a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da falsa abolição nacional.
Foto: Jade Queiroz – MTUR.
Encontramos nas manifestações do modo de viver e na cultura popular cearenses a presença marcante desses povos. Desde o nosso jeito cearensês de falar, até o arrastado do andar, o dançado do xote, a comida e a cantoria com repentistas nos mercados. O coco está na comida e na dança, os maracatus, os reisados, os caretas e o boi do Ceará também são manifestações do nosso povo. No mês de agosto temos também a festa da padroeira, Nossa Senhora da Assunção, que no sincretismo é também uma festa para Yemanjá. O povo de terreiro está presente em todo o Ceará, Siará ou Syará, palavra de origem tupi, que é também o nome do rio que chega em Fortaleza e encontra com o mar.
Assim, por todo o Estado teremos a presença de pescadores artesanais e marisqueiras que trabalham nas águas salgadas, nas doces, nos mangues e que permanecem resistindo aos novos processos de colonização, a exemplo dos parques eólicos.
Alguns lugares interessantes para conhecer são:
– Museus: Entre os mais importantes está o Museu do Ceará, que possui um acervo valioso sobre o povo cearense. Também no centro da cidade temos o Complexo Cultural das Artes, lugar por onde circularam centenas de trabalhadores/as que utilizavam a antiga Estação Ferroviária João Felipe;
– Teatros e espaços culturais: O centenário Theatro José de Alencar é um dos principais teatros e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos principais polos culturais de Fortaleza. Na região metropolitana de Fortaleza, cidade de Caucaia, temos o Museu do Caju.
Foto: Jade Queiroz – MTUR.
Temos também a Rede de Turismo Comunitário, REDE TUCUM, onde comunidades de toda a zona costeira oferecem um turismo ancorado nas práticas da economia ecológica e solidária em contraponto ao turismo de massa, dos grandes resorts, que realizam diversas expropriações.
Essas caminhadas diversas fazem de Fortaleza uma cidade vibrante, ensolarada, forte e diversificada em história e arte.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) convida você a se juntar a nós! Como membro, você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa em serviço social no Brasil.
clique aqui ➝